Atualidades/Automóveis

SUVs se consolidam como preferência nacional

O segmento de SUVs foi um dos únicos a ganhar market share no Brasil em 2017 (apenas os hatches compactos também tiveram um pequeno crescimento). Todos os outros perderam participação, entre os automóveis e comerciais leves. Os utilitários esportivos são os novos queridinhos dos brasileiros e hoje há opções para os mais variados gostos estéticos e bolsos.

No final de 2017, fizemos uma pesquisa rápida (em um dia) com nossos contatos no Facebook e constatamos que os SUVs estão em segundo lugar na preferência de quem pretende trocar de carro em 2018, atrás apenas dos compactos (por uma questão de preço, talvez).

Quarenta e seis pessoas responderam “sim” à nossa pergunta: “Você gostaria de trocar de carro em 2018?”, e 23 disseram “não”. Após a resposta direta no post, enviamos para cada um dos participantes algumas questões adicionais, de forma privada, para entender a motivação da troca do veículo e qual seria o modelo visado.

Opções não faltam

A principal motivação apontada por nossos entrevistados para a troca do carro foi “Meu carro atual é velho”, seguida por “Busca por economia” e “Procuro mais espaço”. Dentre os que procuram espaço, a maioria pensa em SUV.

Opções no mercado não faltam. O ano de 2017 marcou o lançamento e consolidação de ainda mais modelos, aumentando a competitividade no segmento, que ampliou em 4,36% seu market share.

O Jeep Compass (dono do maior entre-eixosmaior entre-eixos da categoria) liderou o segmento em seu primeiro ano cheio de vendas, mas foi seguido de perto pelo Honda HR-V e Hyundai Creta. Nacionalizado em 2017, o Nissan Kicks também teve bom desempenho. Em 2016, o cenário havia sido bem diferente, com o SUV compacto da Honda e o Renegade liderando isolados. Veja abaixo.

SUVsMaisVendidos

Os números mostram claramente uma preferência do consumidor pelas novidades do mercado, que, em 2017, só fizeram aumentar. Ganha o segmento e ganham os motoristas, com opções diversificadas para gostos e bolsos.

Cecília França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s