Automóveis/dúvidas

Qual SUV tem o maior entre-eixos da categoria?

Jeep Compass, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks são os cinco SUVs mais vendidos do País em 2017. Quem opta por um deles certamente avalia vários critérios antes de efetuar a compra, dentre eles, o conforto. O que talvez nem todos saibam é que a medida do entre-eixos do veículo é um ponto determinante neste quesito e deve ser observada.

O que é?

“Para ser bem claro, olhando o carro de lado, o entre-eixos é a medida entre os centros das rodas”, explica o coordenador do Curso Técnico em Manutenção Automotiva do Senai/Londrina, Edison Bonifácio. Portanto, carros compactos possuem entre-eixos mais curtos que os sedãs ou SUVs, o que faz, também, com que eles sejam mais fáceis de manobrar.

“A vantagem de ter um entre-eixos menor é que deixa o carro mais ágil, mais fácil de fazer curva e outras manobras; o entre-eixos maior dá mais conforto, mais espaço interno, maior porta-malas”, elenca Bonifácio.

Quem compra SUV quer espaço e conforto, por isso, fizemos a comparação dos entre-eixos dos cinco mais vendidos do País e – coincidência ou não – o Compass liderou, também, nas medidas. Veja:

MODELO

ENTRE-EIXOS

VENDAS NO ACUMULADO*

Compass

2.636 mm

48.385

HR-V

2.610 mm

47,173

Creta

2.590 mm

41.015

Renegade

2.570 mm

37.870

Kicks

2.610 mm

32.792

*Até 27/12. Dados da Fenabrave.

Que diferença faz?

As medidas de entre-eixos dos SUVs disponíveis no mercado diferem pouco, mas estes milímetros podem fazer diferença no conforto do veículo. Carros com maior entre-eixos também tendem a ter melhor dirigibilidade.

“Faz diferença, é mais estável. Mas o entre-eixo é apenas um dos pontos que tem impacto na dirigibilidade, tem a questão da bitola, da suspensão e da regulagem da suspensão, por exemplo”, explica Bonifácio.

O coordenador comenta que alguns fabricantes conseguem aumentar o entre-eixos sem alterar o tamanho do veículo, o que leva a uma melhoria no espaço interno, tamanho do porta-malas e na estabilidade, e explica algumas diferenças de conforto entre veículos da mesma categoria.

Compass
Jeep Compass: campeão em vendas e em distância entre-eixos

Cecília França

Um pensamento sobre “Qual SUV tem o maior entre-eixos da categoria?

  1. Pingback: SUVs se consolidam como preferência nacional | Autos Papos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s