Atualidades/Mobilidade

Renault Experience capacita startups com foco na mobilidade

Seguem abertas até o próximo dia 15 de dezembro as inscrições para o Renault Experience 2017, iniciativa que visa estimular o empreendedorismo e a inovação entre estudantes de todo o País por meio de startups, a fim de desenvolver projetos ligados a mobilidade. Nesta edição, o Renault Experience está aberto para alunos de graduação e pós-graduação (lato e strictu sensu). Ao final, as startups selecionadas irão receber o prêmio de R$ 30 mil e podem ter a Renault como sócia.

Segundo a assessoria da montadora, o projeto tem grande inserção entre os estudantes paranaenses. “O Paraná, como dizemos, é a casa da Renault no Brasil, de forma que existe uma identificação muito forte entre a nossa marca e a população do Estado. Basta ver que, das duas startups finalistas na edição 2016, duas eram paranaenses”, diz a montadora.

Em 2016, das três startups selecionadas, duas eram de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Curitiba: Move Curitiba e Terpibots. A terceira selecionada foi a Smart Security, da Bahia.

A equipe Move Curitiba desenvolveu um sistema colaborativo de aluguel de vagas para carros, motos ou bicicletas, o Park Care; os integrantes do Terpibots projetaram uma plataforma chamada ONCHANGE, que oferece ao motorista um sistema de rastreamento e economia, com um mecânico virtual e uma database de postos de combustível confiáveis; o Smart Security permite a notificação e suporte a ocorrências, como batidas, arrombamentos e movimento no interior do veículo, via smartphone ou dispositivos conectados à internet.

move_curitiba

App Park Care. Foto: Blog RX

O Renault Experience tem duração total de um ano e contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente totalmente on-line. Conheça as etapas.

Ideathon: trata-se de uma trilha de conhecimento voltada ao empreendedorismo e à geração de ideias. Nesta etapa, os participantes recebem auxílio para exercitar, prototipar e validar as ideias para tornarem-se um negócio. Ao final do Ideathon, um projeto deverá ser entregue. Ele será o objeto de avaliação para a próxima fase.

Business Lab: nessa fase, os selecionados recebem novos conteúdos para transformar sua ideia em um negócio viável, com conteúdo disponível para modelagem do projeto e mentorias especializadas para auxiliar a desenvolver o produto/serviço. As 30 startups da fase Business Lab farão parte de uma Comunidade Renault de Startups, com benefícios e vantagens para o desenvolvimento do projeto.

Aceleradora Renault: fase presencial, realizada na Aceleradora Renault, sediada na Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Paraná, parceira do Instituto Renault no programa. O local é dedicado e preparado para alavancar o projeto e a criatividade das três equipes finalistas. O produto/serviço será apresentado à direção da Renault do Brasil, além de renomados executivos e especialistas.

Mudanças

O Instituto Renault promoveu algumas mudanças na edição 2017 do programa: as equipes, que devem ter de três a cinco integrantes, e agora podem contar com um membro não-universitário, uma espécie de mentor da equipe. Além disso, são aceitos também alunos de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Outra mudança, foi a abertura de todo o conteúdo da fase Ideathon à comunidade universitária e ao público em geral. Desta forma, aqueles que já possuem o conhecimento da edição anterior podem ir direto à construção do seu projeto de startup. Como o conteúdo é aberto, a qualquer momento o participante pode voltar e consultar as aulas. Dessa forma ele está mais livre para produzir seu projeto e participar do Renault Experience.

Saiba mais em renaultexperience.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s