Londrina

Londrina inicia credenciamento de food trucks e food bikes

Sessenta e cinco food trucks e food bikes de Londrina já procuraram a Companhia Municipal de Trânsito Urbanização (CMTU) para credenciar suas atividades, mas ainda restam 125 vagas a serem preenchidas. Cada comerciante pode inscrever apenas um automóvel ou bike e após a aprovação da documentação pode escolher vagas em sete locais de comercialização – uma para cada dia da semana.

Márcio Teotônio, do Londrino Food Truck, já realizou o credenciamento, mas para trabalhar em apenas um espaço público da cidade, aos domingos, ao lado do Ginásio Moringão. Teotônio vê o credenciamento como um avanço para o modelo de negócio dos food trucks e food bikes, porém, acredita que nem todos os pontos despertarão interesse dos empresários.

“Tem cinco pontos que são interessantes, os outros não têm apelo. São 190 vagas, mas como é por categoria – por exemplo, só pode um hambúrguer por ponto – pode sobrar muitas vagas em pontos da cidade que não são interessantes”, ressalta.

Teotônio destaca que a gestão passada, de Alexandre Kireff, iniciou o processo de regulamentação dos trucks, porém, o modelo de licitação adotado para distribuição dos pontos acabou se tornando confuso e o processo foi invalidado. A atual gestão promoveu algumas modificações: ao invés do modelo de licitação, credenciamento por ordem de chegada; é permitida a venda de chopp artesanal (o Código de Posturas do Município proíbe a venda de bebidas alcóolicas); quem não possuir documentação do veículo adaptado terá um prazo para providenciá-la.

Confira os documentos necessários para se candidatar às vagas oferecidas:

-protocolo da solicitação;

-cópia do CPF e da cédula de identidade ou CNH;

-comprovante de residência;

-estatuto, contrato social ou registro comercial, para o caso de empresa individual;

-certificado de microempreendedor, emitido via Portal do Empreendedor;

-alvará de localização e funcionamento da Secretaria Municipal de Fazenda;

-CNPJ;

-licença sanitária expedida pela Vigilância;

-Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Obs.: Caso o CRLV não esteja acerbado como veículo de comércio, faz-se necessário apresentar Cópia de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com respectivo comprovante de quitação bancária.

Os food trucks e food bikes habilitados poderão atuar nas regiões credenciadas de segunda a domingo, das 15h às 21h, e entre 18h e 22h, a depender da região.

Quer saber quais os melhores veículos para um food truck? Falamos sobre isso aqui e aqui.

Preferência

Conforme o coordenador de Espaço Público da CMTU, Alexandre Zuliani, as áreas mais procuradas até o momento foram o estacionamento do Zerão; a Praça dos Três Poderes, no Centro Cívico; a Praça Nishinomiya, ao lado do aeroporto; o entorno do Mercadão Quebec; a Praça Avelino Vieira, no Parque Alvorada; a Praça Virgílio Magro, no jardim Cláudia; a Praça dos Pioneiros, localizada na Gleba Palhano e o Lago Igapó.

Ainda estão disponíveis vagas para a Concha Acústica; a Praça Tomi Nakagawa; o Autódromo Ayrton Senna e Estádio do Café; a praça da Saul Elkind com a rua Elias Daniel Hatti; a Praça Henry Ford, no jardim Industrial; a praça da rua da Serra da Esperança, no Bandeirantes; e o Jardim Botânico.

De acordo com Zuliani, as inscrições continuam abertas e são realizadas por ordem de chegada, no setor de Protocolo da CMTU. Podem participar do edital de credenciamento pessoas jurídicas e microempreendedores individuais (MEIs). O CNPJ deve ser definido, obrigatoriamente, como “serviços ambulantes de alimentação”.

Zuliani estima que entre 30 e 40 dias os trucks terão todas as liberações necessárias para iniciar os trabalhos.

A atividade dos food trucks e similares foi regulamentada em Londrina pela Lei Municipal 12.357/2015 e regularizada e disciplinada pelo Decreto Municipal 739/201, assinado pelo atual prefeito, Marcelo Belinati, em junho deste ano.

Cecília França (com informações da assessoria da CMTU)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s