Automóveis/Tecnologia

Carros-conceito no Salão de Frankfurt: um olhar para o futuro

Cecília França

Os grandes salões automotivos do mundo são vitrines para as montadoras apresentarem seus lançamentos para o ano seguinte e também para um futuro mais distante. Por meio dos carros-conceito, as marcas mostram tecnologias em abastecimento e materiais, além de design inovadores, que vão nortear a indústria automotiva. Separamos aqui alguns dos conceitos mais legais apresentados no Salão de Frankfurt, na Alemanha, que segue até o próximo dia 24. Bem que eles podiam chegar logo às ruas.

1.BMW i Vision Dynamics

O conceito BMW i Vision Dynamics é um gran coupe, de quatro portas, que oferece uma nova perspectiva para a mobilidade elétrica do futuro com um novo patamar de elegância esportiva. Ele tem autonomia de 600 quilômetros e está apto a atingir velocidade máxima acima de 200 km/h, além de acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos.

Até 2025, o BMW Group disponibilizará 25 modelos com sistema de propulsão eletrificada, dos quais 12 serão puramente elétricos. Com o gran coupe BMW i Vision Dynamics, a montadora prevê o futuro da mobilidade elétrica entre o compacto i3 e o sedã i8, eletrificando o coração da marca.

 

2.BMW Concept X7 iPerformance

O protótipo BMW Concept X7 iPerformance conta com a tecnologia inovadora BMW eDrive, associada a um motor a gasolina BMW TwinPower Turbo, para criar um sistema de propulsão híbrido eficiente e dinâmico que se distingue em quaisquer situações de condução, incluindo o funcionamento em zero-emissões. Este veículo oferece uma interpretação para o futuro modelo de produção e que deve estrear em 2018.

Desde que a BMW inaugurou o segmento de Veículos de Atividade Esportiva (SAV – Sports Activity Vehicle), com o primeiro BMW X5, em 1999, todos os veículos BMW X subsequentes tiveram papel inovador. O BMW X7 continuará a tradição ao redefinir o conceito de exclusividade para a marca BMW e combinar um grande veículo de atividade esportiva com um conjunto motriz eletrificado.

 

3.Audi Aicon

O Audi Aicon é um autônomo do futuro. Projetado para operação puramente elétrica, deverá cobrir distâncias entre 700 e 800 quilômetros com apenas uma carga de bateria. O conceito possui portas opostas que se abrem para frente e para trás. Não existe uma coluna B. Os assentos individuais também podem ser girados em até 15 graus. Não há volante, pedais, grupos de botões e instrumentos – nada disso. Em vez deles, somente superfícies largas e ininterruptas.

Um total de quatro motores elétricos estão localizados na área dos eixos dianteiro e traseiro. As unidades de armazenamento de energia estão integradas na área abaixo do piso. Estas são baterias de corpo sólido com uma capacidade de energia consideravelmente maior do que as baterias de íon de lítio. Os quatro motores elétricos produzem um total de 260 kW e 550 Nm. Cada um aciona uma roda, permitindo uma tração eletrônica, variável, quattro, em todas as rodas. Graças a um sistema de alta tensão de 800 volts, a unidade de bateria do Aicon pode ser carregada até 80% da capacidade em menos de 30 minutos. O carro também está equipado com uma unidade de carga por indução, ou seja, sem fio.

 

4.MINI John Cooper Works GP Concept

O conceito da MINI apresenta a essência do automobilismo moderno. Inspirado nos lendários triunfos da marca no tradicional Rally de Monte Carlo, conquistados há exatamente 50 anos, este estudo de design incorpora grandes entradas de ar e defletores de fibra de carbono na parte frontal. O habitáculo é reforçado por uma gaiola metálica e seus bancos esportivos vêm com cintos de segurança de cinco pontos de fixação — a inscrição de número 0059 se refere ao ano em que o MINI clássico nasceu: 1959.

O uso de materiais leves como fibra de carbono na carroceria otimiza a relação peso/potência do modelo, que oferece uma distribuição equilibrada do peso característica do seu estilo “go-kart feeling”.

 

5.MINI Electric Concept

A MINI também mostra no Salão de Frankfurt sua projeção de um carro elétrico urbano com design que evoca a sensação “go-kart” característica da marca. Há quase dez anos, o MINI E foi o primeiro carro totalmente elétrico do BMW Group a ser usado em condições diárias de trânsito, em 2008. Já neste ano, foi apresentado o MINI Cooper S E Countryman ALL4, primeiro modelo de produção de série da marca britânica com um sistema de unidade híbrida plug-in.

O MINI Electric Concept, totalmente elétrico, representa a continuação dessa linhagem. No futuro, todos os produtos eletrificados da marca MINI serão agrupados sob o slogan “MINI Electric”.

(Com informações das assessorias)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s