Atualidades/Londrina

Em Londrina, táxis dão desconto em chamadas por apps

Cecília França

Os táxis também estão acompanhando a migração dos clientes para os dispositivos móveis e investindo em seus aplicativos próprios. Por meio deles, conseguem dar algumas vantagens aos passageiros, como explica Antônio Pereira, presidente da Associação Rádio Táxi Faixa Vermelha, criadora do app Táxi Londrina.

“Além de ser o aplicativo da associação pioneira, que tem cerca de 180 carros, também estamos dando 30% de desconto nas corridas”. Ele explica porque é possível conferir o desconto nas chamadas por app.

“Quando o cliente liga para a central vai o carro da vez, pelo aplicativo a corrida vai direto para o taxista e aciona o carro mais próximo. Quando é o da vez, o taxista tem que se deslocar mais, tem mais gasto com gasolina e outras coisas; pelo app ele não perde a viagem, pois já está na região”, detalha.

A Faixa Vermelha tem fechado convênios com empresas e pretende ampliar as chamadas por aplicativo, pois entende que o sistema de carro mais próximo beneficia taxistas e clientes. Porém, ainda enfrenta resistências.

“Queria abrir isso para toda a cidade, por carro próximo, mas tem resistência de taxistas mais antigos e alguns clientes, que fazem questão de falar com alguém. Mas a intenção é crescer e passar mais para app do que rádio táxi”, afirma Pereira.

Concorrência
Já o presidente da Associação Rádio Táxi Faixa Azul, João Dias, diz que o aplicativo próprio, o 43, não deslancha mesmo com o desconto de 30% nas chamadas em virtude da concorrência desleal com o Uber.

“Não é falta de divulgar, todo mês soltamos propaganda, mas nosso aplicativo não atinge o Uber. Se a gente desse 50% de desconto bombava, mas acaba com o carro e não o taxista não ganha dinheiro”, reclama.

Segundo Dias, alguns dos cerca de 120 motoristas da associação não aderem nem mesmo aos 30%. “A Uber acabou com as corridas da noite. Depois da meia-noite sai 20 carros dele e um nosso”, conta.

O presidente da associação defende que sejam feitas exigências para os motoristas do aplicativo, a fim de tornar a competição mais justa.

“É só exigir o carro no nome deles, pagamento de ISS, taxa anual e carro com até 5 anos de uso. Se regularizar isso acaba o Uber”.

Regulamentação
A Câmara de Vereadores de Londrina vem discutindo há mais de um ano a regulamentação do Uber na cidade. Na última reunião com o vereador Rony Alves, autor do projeto, realizada na semana passada, foram apresentadas sugestões da Secretaria da Fazenda que foram levadas para discussão pelos motoristas da empresa.

Nacionalmente, segue em análise no Senado Federal o projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados e que impõe algumas normas para o Uber, dentre elas, que haja liberação pelos municípios. Antônio Pereira diz que acompanha toda essa discussão e acredita que os taxistas sairão vitoriosos

“Pedimos que eles tenham placa vermelha e sejam moradores da cidade. 70% dos senadores vão votar com a gente”, garante.

“Uber atende clientela rejeitada pelos táxis”, diz motorista

Um motorista do Uber que não quis sr identificado disse ao Autos Papos que o aplicativo atende uma demanda rejeitada pelos taxistas.

“Na minha opinião, a clientela do Uber é uma clientela que os taxistas desprezam. Se o táxi fosse mais em conta e com um serviço de qualidade como o do Uber eles também usariam”, afirma, explicando que esta demanda rejeitada seriam passageiros que moram em bairros distantes.

“Isso não é só em Londrina. Um passageiro de São Paulo me disse que mora longe do aeroporto e só usa Uber porque quando ele entrava no táxi e falava onde era o taxista reclamava porque era muito longe”, conta.

O motorista acredita que existam oportunidades para os dois tipos de negócio e que discorda de motoristas do aplicativo que invadem os espaços dos taxistas, como rodoviária e aeroporto.

“Tem que ter respeito”, finaliza.

Um pensamento sobre “Em Londrina, táxis dão desconto em chamadas por apps

  1. Pingback: De Norte a Sul, aplicativos dinamizam transporte de passageiros | Autos Papos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s