Atualidades/Automóveis

Como seria o SUV da Ferrari?

A Folha de S.Paulo veiculou em sua editoria Mercado, no dia 3 de agosto, notícia da Bloomberg que revelava a intenção da Ferrari em entrar no segmento de SUVs. A fim de dobrar os lucros até 2022, a marca deixaria de atuar unicamente no nicho de supercarros esportivos para tirar uma fatia dos utilitários esportivos. A Ferrari de grande porte seria destinada ao mercado asiático, especialmente chinês, e contribuiria com 2 mil unidades anuais para a produção da empresa.

A revista americana Car and Driver já havia falado do projeto em julho, em seu site, e deu algumas pistas de como seria o utilitário esportivo da Ferrari. De acordo com a notícia, o projeto SUV atende pela codinome F16X e deve acompanhar o lançamento do próximo GTC4Lusso, programado para 2020.

A notícia ressalta que o Lusso já conta com tração integral, mas o F16X levaria as coisas um passo adiante, com maior altura de solo e corpo de cupê 4 portas com portas traseiras articuladas, sem a coluna B. Enquanto o Lusso continuaria contando com motor V12, o SUV usaria motor V-8 ou híbrido.

Motor V8 ou híbrido integraria o projeto F16X, o SUV da Ferrari.

Quebra de paradigma

O lançamento de um SUV significa uma quebra de paradigma para a montadora de carros superesportivos, mas segue uma tendência de outras marcas de veículos de ponta, como Porsche, Jaguar, Bentley, Maserati, Rolls-Royce, Lamborghini e Aston Martin – lembra a Car and Driver.

A revista relembra, ainda, que o CEO da Ferrari, Sergio Marchionne, havia repelido a ideia de criar um SUV – “You have to shoot me first” (“Você tem que me matar primeiro”, em tradução livre), teria dito o executivo. Porém, ainda que sob o risco de diluir o prestígio da marca, a possibilidade de aumentar a produção e ganhar mercado parece ter falado mais alto para a Ferrari.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s