Atualidades

Projeto da Renault educa crianças para o trânsito

O Instituto Renault, em uma parceria com a Prefeitura de Maringá e a concessionária de rodovias Viapar, lançou, nesta semana, o projeto O Trânsito e Eu, com o objetivo de educar crianças para um trânsito mais humano e seguro. O projeto é composto por uma etapa teórica, já em curso nas escolas municipais de Maringá, e é complementado por atividades práticas, desenvolvidas em uma minicidade com ruas, calçadas, semáforos, faixas de pedestres e ciclovias.

unnamed

Lançamento do projeto aconteceu na última quarta-feira, em Maringá. Fotos: divulgação

“O principal enfoque deste programa é estimular a observação das leis de trânsito e a convivência harmoniosa entre as pessoas, estejam elas a bordo de um carro ou não”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da marca. Ferreira acrescenta que o programa O Trânsito e Eu é uma forma de a Renault contribuir para mudar a realidade das ruas e das estradas no país. Esta iniciativa mundial da Renault já alcançou, em 16 anos, 35 países e beneficiou cerca de 13 milhões de crianças.

Em Maringá, 35 professores e 15 agentes de trânsito já receberam a formação para atuar no O Trânsito e Eu. O projeto do Instituto Renault é inicialmente voltado para os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino, o que inclui cerca de 1.300 estudantes, de 44 turmas.

Teoria

Para ensinar os estudantes, os instrutores envolvidos no projeto utilizam kits ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran).

A Prefeitura de Maringá participa por meio das Secretarias de Trânsito e da Educação.

O conteúdo teórico aprendido nas salas de aula é complementado pela atividade prática em uma minicidade nas instalações da Viapar. Neste espaço, que reproduz as condições do trânsito das cidades, as crianças irão praticar o respeito e a convivência harmônica entre os carros, pedestres, ciclistas, transporte público, deficientes físicos e visuais.

O projeto
Trânsito e Eu é voltado as crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, Pelotas (RS), Itu e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo. Nestes municípios, o projeto já alcança mais de 280 escolas e beneficia cerca de 45 mil alunos. A iniciativa também se desenvolve por meio de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os já realizados na Expoingá, em Maringá (PR), e no Estado de São Paulo, nas cidades de São José dos Campos (SP), Sorocaba e na capital, durante a última edição da Casa Cor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s