Atualidades/Londrina

O londrinense que pode carregar a tocha olímpica

IMG_2694

Lucas Muraguchi, fundador do grupo Ishindaiko de taiko, é um dos indicados pela Nissan para o revezamento do símbolo dos Jogos Olímpicos

Imaginar a grandiosidade de um evento como as Olimpíadas já não é tarefa fácil. O que dizer, então, da possibilidade de empunhar o símbolo do maior evento esportivo do mundo pelas ruas da cidade?

Nem passava pela cabeça do londrinense Lucas Muraguchi, 26, ter esta oportunidade. Porém, um dia ele estava em casa, tranquilo, quando recebeu uma ligação de São Paulo, na segunda metade do ano passado, e foi surpreendido com o convite para se candidatar ao revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Lucas nem tinha ideia de que a tocha passaria por Londrina (veja roteiro abaixo), menos ainda que teria a possibilidade de empunhá-la.

“Eu tinha uma ideia do carregamento da tocha completamente diferente. Eu via nos vídeos aqueles maratonistas correndo, achei que cada um carregava 10 km, aquela coisa épica, que também tem, mas imaginava que era só isso”, detalha.

O convite partiu de uma agência a serviço da Nissan, patrocinadora oficial dos jogos. A equipe estava garimpando gente “atrevida” nos municípios que serão rota da tocha e foi dar em terras vermelhas.

A seleção faz parte da campanha #QuemSeAtreve, lançada nacionalmente pela Nissan para os Jogos Olímpicos. Até hoje, Lucas se mostra surpreso ao falar da indicação.

“Como eu imagino que foi: a Nissan entrou como patrocinadora e, com isso, ganhou o direito de indicar pessoas ao Comitê Olímpico para carregar a tocha. Eles procuraram dentro do mote deles, de atrevimento. Nessa triagem acharam meu grupo de taiko”, diz.

Faz todo o sentido. Encontrar o Ishindaiko não é tarefa difícil, uma vez que o grupo já acumula seis títulos nacionais nos campeonatos de taiko. Atraída pelo som dos tambores, uma equipe de São Paulo veio até Londrina registrar o grupo em ação e dar forma ao vídeo da campanha, disponível no site.

O londrinense ainda sabe pouco sobre como será sua participação, caso seja aprovado pelo Comitê Olímpico, apenas que o percurso não é muito longo (cerca de 200 metros) e que está proibido o uso de roupas ou acessórios de marca.

Esporte

O Ishindaiko é o único grupo de taiko hexacampeão brasileiro. Lucas destaca que as conquistas foram possíveis pela qualidade das apresentações aliada à originalidade que o grupo busca a cada ano. Apesar de ser encarado por muitos apenas como manifestação cultural (o que já seria muita coisa), o taiko para eles é um esporte.

“Tem campeonato, é competitivo, então, a gente encara como um esporte. A dor da derrota é a mesma de um atleta”, relata. Aliás, para o londrinense, a modalidade bem que poderia figurar nos Jogos Olímpicos.

“Imagina: transmissão de campeonato de taiko nas Olimpíadas, eu poderia estar lá comentando”, diverte-se. Sugerimos a ele que se atreva a sugerir a inclusão, aproveitando sua participação no maior evento esportivo do mundo – ideia que o “atrevido” Lucas não descarta. “Um dia, quem sabe”.

De uma coisa o jovem tem certeza: a simples sugestão de seu nome para o revezamento da tocha olímpica vai ficar marcada como um dos episódios mais interessantes de sua história.

“Mesmo se eu não seja selecionado, já foi legal, conheci gente nova, gravei um vídeo, mostrei um pouco do meu grupo de taiko em um site de visibilidade nacional. É uma coisa que vou contar para os meus netos”, garante.

Segundo a Nissan, o Comitê Olímpico ainda não estabeleceu uma data para a confirmação dos nomes de todos os indicados por ela para o revezamento. Nesta semana, porém, cinco já foram conhecidos; quatro são atletas.

Em Londrina, a tocha olímpica passará no dia 28 de junho. Confira a rota completa no site oficial dos jogos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s