Elétricos

Volvo apresenta ônibus elétrico de 12 metros

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

A Volvo Buses revela seu novo ônibus elétrico na configuração 12 metros, para produção em série, durante a Bus World, que acontece na Bélgica de 16 a 21 de outubro. Com isso, a linha de ônibus eletrificados da empresa está completa. O novo Volvo 7900 Electric tem operação silenciosa e livre de emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do que a versão diesel correspondente. As vendas do novo veículo iniciam em 2016.

O ônibus elétrico conceito da marca foi apresentado em junho deste ano e está em operação em Gotemburgo. Agora, a empresa dá um grande passo e apresenta seu novo ônibus elétrico em configuração comercial, pronto para o mercado. Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses, classifica o lançamento como um marco na busca da empresa por um transporte sustentável e um ambiente urbano mais limpo e silencioso no futuro.

“Já podemos oferecer uma linha de produtos completa, que permite o estabelecimento de um sistema de transporte urbano com ônibus eletrificado. Soluções que possibilitam que qualquer cidade avance em direção ao futuro”, reitera.

No Volvo 7900 Electric as baterias de íon de Lítio são carregadas tanto com a energia gerada pelo veículo ao frear, como pela rede de energia elétrica no ponto final de cada linha. O carregamento usando a rede elétrica leva entre três e seis minutos. Cada minuto de carga permite de 5-10 minutos de deslocamento. O ônibus foi projetado para rotas de entre 10-20 km.

A oportunidade de recarregar no ponto final cria uma infraestrutura de ônibus elétrico cujo tamanho e peso deixam de ser afetados pelo tamanho da bateria. O ônibus de 12 metros com dois eixos tem carroceria de alumínio, três portas, piso baixo e um interior claro e arejado.

22193736995_1ef31a8243_h

O Volvo 7900 Electric tem capacidade para 85 passageiros

Infraestrutura de recarga

O Volvo 7900 Electric será comercializado com uma solução completa e pronta para uso, que inclui financiamento, manutenção do veículo e da bateria. A infraestrutura de recarga também será incluída no pacote através da cooperação entre a Volvo, a Siemens e a ABB. Junto com parceiros locais, a Volvo Buses pode oferecer serviços de oficina. Configurações de velocidade e outras características da gestão do zoneamento, serviços de pátio e gestão de tráfego são oferecidos como opcionais.

Com o lançamento do Volvo 7900 Electric, a Volvo Buses passa a oferecer uma abrangente linha de ônibus eletrificados, que inclui o Volvo 7900 Híbrido (também disponível no modelo articulado) e o Volvo 7900 Elétrico Híbrido. No total, a Volvo já comercializou mais de 2200 ônibus eletrificados desde 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s